Princípios de Conduta

BEBIDA


Na Igreja Batista Ágape somos totalmente contrários ao consumo de bebidas alcoólicas, semi-alcoólicas ou com baixos teores de alcool. Sabemos o quanto a bíblia alerta para os perigos da bebida e o quanto o alcool tem causado males pelo mundo afora. Não queremos ser patrocinadores desta catástrofe nem dar essa brecha para o inimigo. Portanto, somos abstênios.

A consumo de bebida pode levar outros a tropeçar. Especialmente aqueles que são novos na fé ou que já foram antes escravizados pelo vício. A bebidas é uma das piores drogas lícitas. Tem sido a causa de muitas mortes por acidentes, problemas de saúde e pela violência decorrente do excesso de consumo.

O vinho era a bebida alcoólica mais popular nos tempos bíblicos. Hoje é a cachaça, a cerveja e os whisks. Estes produzem efeitos piores do que a bebida daquela época. Provérbios 23:31-35 diz: "Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim morderá como a cobra e como basilisco picará. Os teus olhos verão coisas estranhas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que dorme no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro. Dirás: Espancaram-me, mas não me doeu! Bateram-me mas não o senti! Quando virei a despertar? ainda tornarei a beber."

Se para qualquer membro da igreja não é recomendável, imagine para os líderes? Por isso, Paulo aconselha em I Timóteo 3 que nem os bispos nem os diáconos podem ser dados ao vinho. É inadimissível um líder que precisa ser um padrão para os fiéis ser dado a bebida. A Bíblia diz que no vinho há contenda. Ef 5:18.

Os alcoólatras de hoje, começaram bebendo apenas socialmente e depois foram engodados pelo vício.

Pelo sim, pelo não, rejeite a bebida! Existem coisas muito mais gostosas na vida, água, sucos, refrescos, refrigerantes (que também devem ser consumidos com moderação à bem da saúde). Pra quê então ficar se expondo ao ridículo da embriaguez? Para que se arriscar com a bebida?

CASAMENTO

O casamento, segundo a Bíblia, é INDISSOLÚVEL! "Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe e unir-se-á a sua mulher, tornando-se uma só carne" Gn 2::24. "Portanto o que Deus ajuntou não separe o homem" Mt 19:6. E ainda "Eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel..." Ml 2:16. Por isso que o casamento deve ser colocado com muita seriedade diante de Deus. Um rompimento de um casamento que foi realizado diante de Deus é uma coisa muito séria. Assim como nós cremos que Deus está abençoando o casal naquele momento, devemos também crer que Deus está recebendo todos aqueles votos que estão sendo feitos. Deus estará testemunhando tudo, por isso Ele não irá tolerá quebra de alianças e votos, por mais justificadas que sejam.

A base do casamento não é o amor e sim o compromisso, e este assumido perante Deus e as testemunhas. É claro que devemos ter certeza de que realmente amamos aquela pessoa, pois amor é fundamental. Mas se o amor vier a se enfraquecer após o casamento, o compromisso permanece. Pense bem, e dê o passo com segurança.

Existem relacionamentos movidos por paixão. As pessoas não olham as circunstâncias, as diferenças de personalidade, objetivos e outros detalhes importantes. Tudo isso porque estão apaixonadas. Os apaixonados ficam cegos, só depois irão ver as consequências dos seus impulsos. Outros relacionamentos são movidos por dinheiro, beleza exterior, fama, aparências... enfim, coisas banais que não resistem à primeira crise. Muitos lares são desfeitos, muitos filhos são privados da presença dos pais por causa da leviandade com que é encarado o casamento. Estes desvios não podem reinar dentro da igreja. Casamento é uma instituição divina e deve ser tratada como tal. "Bem aventurado seja entre todos o sagrado matrimônio e o leito sem mácula." Hb 13:4. A união do homem com a mulher é tratada na Bíblia como a união de Cristo com a Igreja. O casamento é o abiente adequado para a prática do ato sexual. O sexo fora do casamento é imoralidade, fornicação, adultério ou prostituição. É uma benção ser casado! Um casal sábio, irá buscar sempre bons exemplos de relacionamentos conjugais para se inspirarem. Um casal equilibrado e temente a Deus pode ser um ótimo estímulo a outros casais e pode ser uma benção nas mãos de Deus.

CASAMENTO MISTO

O casamento deve ser realizado dentro da igreja, com pessoas da mesma fé. O casamento misto é proibido e rejeitado por Deus na Bíblia: "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos... ou que comunhão há da luz com as trevas... ou que união há do crente com o incrédulo?" II Co 6:14-15. Em Neemias 13:23-31, isto é demonstrado de uma forma dramática, quando Neemias amaldiçoou, espancou e arrancou os cabelos dos judeus que casaram-se com incrédulas e os faz jurar que não dariam mais suas filhas e filhos a estrangeiros.

Porém, se alguém já está casado com uma pessoa incrédula, não deve abandoná-lo, mas orar pela sua salvação. Neste caso, leia atentamente I Co 7:10, 11, 12, 14 e 24. Porém não se deve iniciar algo que você já sabe de antemão que fere à vontade de Deus, pois isto trará certamente consequências futuras, por mais que hoje não aparente.

PESSOAS QUE JÁ VIVEM HÁ ANOS JUNTOS, PRECISAM CASAR?

Claro que sim! Todo discípulo deve ser obediente. Por mais que você tenha todas as características de uma casal, ainda continua em fornicação. Fornicação é pecado de imoralidade. Que testemunho daremos aos novos vivendo assim? Que testemunho daremos aos filhos? Se um casal se ama e vive junto, o que os impede de casar? Por que continuar na prática do erro e da mentira, se conhecemos à verdade? "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." Tg 4:17. Neste caso, o casal não precisa de grandes festas. Basta procurar o pastor e estabelecer com ele um dia para uma cerimônia. Pode ser simples. O importante é ajustarem suas vidas diante de Deus. Caso ainda não sejam legalmente casados, o casal de servos do Senhor deve se dirigir ao Cartório para formalisar a união. Caso ainda haja pendências de antigos relacionamentos, deve se iniciar de imediato o processo de regularização da situação, isto mostra seu respeito ao companheiro(a) e o o seu desejo de obedecer a Deus. Não é aconselhável que um casal nesta situação deixe a casa ou se abstenha um do outro, mas que procure solucinar a questão o quanto antes.

DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO

A única exceção para o divórcio na Bíblia é para ocaso de relações sexuais ilícitas (adultério) "Eu porém vos digo: qualquer que repudiar (divorciar-se) sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adultera; e aquele que se casar com uma repudiada comete adultério"Mt 5:32.

A hipótese de divórcio não deve ser cogitada em nenhum momento, pois ele é uma condição extrema na vida de um casal. O casal deve evitar falar sobre separação, fato comum em discussões ou desentendimentos. As nossas palavras tem poder e satanás poderá usar astutamente as nossas palavras para destruir nosso lar.

Adultério é o único caso permitido. A palavra adultério significa "anulação". O caso citado por Jesus é quando se dá o abandono do lar. Mesmo assim, havendo arrependimento, deve se buscar conceder perdão: "Disse Jesus: por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu divorciar das vossas mulheres, entretanto não foi assim desde e começo." Mt 19:8. O divórcio foi dado por causa da dureza do coração dos homens e não pela boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Porém, na nova aliança o nosso coração de pedra foi trocado por um coração de carne. (Ez 36:26)

O divórcio só é permitido no caso de adultério junto com abandono de lar. Aí, a parte traída poderá contrair novas núpcias. Porém cada caso tem sua particularidade. É fundamental o acompanhamento pastoral.

Os que se separaram antes de se tornarem cristãos devem buscar a reconciliação. Caso não consiga, fica livre, pois o Senhor nos tem chamado a paz. "Não levou Deus em conta os tempos da ignorância..." At 17:30.

Existem outros casos graves onde a separação temporária ou permanente se faz necessário. Como o casos de espancamento, violência sexual, coerção à práticas pecaminosas, frigidez irreversível, homossexualismo, imposição religiosa, casamentos impostos e outros que podem ser considerados casos especiais. Uma vez avaliados pelo Conselho da Igreja, estes casos podem receber o apoio ao divórcio, caso não se encontre outra solução plauzível.

A pessoa que se casa de novo deve estar bem consciente da situação. É importante analisar a história, o contexto e se ainda existe alguma possibilidade de restauração do antigo casamento. Existem casos em que um cônjuge, depois do novo casamento, descobre que ainda ama o primeiro companheiro e deseja restaurar sua primeira família. Neste caso, quem casou com aquela pessoa acaba amargurado, em uma situação bem delicada. É preciso muita certeza para não ser traído pelas circunstâncias.

Outra questão são os filhos. A pessoa que assume um segundo relacionamento conjugal deve saber que o casamento irá englobar necessariamente os demais membros da família. Os afilhados geralmente tendem a ver o novo cônjuge como uma ameaça. É preciso um profundo trabalho de fé, oração e paciência. Na verdade os filhos precisam ser conquistados. O pior caminho é querer assumir a função paterna ou materna logo de início, sem antes estabelecer uma relação de confiança e amizade. Por outro lado, é preciso saber entender o tempo que os pais precisam dar as seus filhos do primeiro casamento, para que não haja sentimentos de ciúmes e disputas dentro do lar.

Uma vez casados de novo, as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo. Se não houver respeito e consideração, antigos relacionamentos poderão ser sombras difíceis de superar. Tem que apagar o passado e começar de novo.

FUMO...

Um discípulo do Senhor Jesus não deve fumar, em primeiro lugar porque somos o templo do Espírito Santo. A Bíblia nos admoesta: "Se alguém destruir o o templo de Deus, Deus o destruirá, porque o santuário de Deus que sois vós, é sagrado." (I Co 3:17). Está mais que comprovado o quanto o cigarro é nocivo à saúde. Veja a pesquisa a seguir:
Na fumaça do cigarro já se isolaram 4.720 substâncias tóxicas, as quais atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos; Contém mais de 60 cancerígenos, sendo as principais:

Nicotina - é a causadora do vício e cancerígena;

Benzopireno - substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo; Nitrosaminas;

Substâncias Radioativas - polônio 210 e carbono 14; Agrotóxicos - DDT; Solventes - benzeno;

Metais Pesados - chumbo e o cádmio (um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago);

Níquel e Arsênico - armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..; Cianeto Hidrogenado;

Amônia - utilizado em limpadores de banheiro;

Formol - componente de fluído conservante;

Monóxido de Carbono - o mesmo gás que sai dos escapamentos de automóveis, e como tem mais afinidade com a hemoglobina do sangue do que o próprio oxigênio, toma o lugar do oxigênio, deixando o corpo do fumante, ativo ou passivo, totalmente intoxicado.

Além disso, como poderia um servo de Deus expor o templo do Senhor conscientemente a tamanha agressão? Sabemos que o vício do cigarro tem dominado a vontade de muitas pessoas. Como pode um homem restaurado, que foi feito em Cristo para dominar e não para ser dominado, se deixar vencer por um pequeno objeto?

É preciso muita renúncia e oração para que alguém que foi escravizado pelo fumo consiga se libertar. Mas isso é plenamente possível através da decisão pessoal e do poder do nome de Jesus. Existem muitos testemunhos de pessoas que clamaram, e o Senhor os libertou do poder do vício do cigarro. O vício é diabólico. A maioria esmagadora dos drogados, foram primeiro fumantes de cigarro. A igreja acolhe os fumantes e os ajuda na libertação desta escravidão através da oração e aconselhamento.

JOGOS E LOTERIAS

O problema do jogo está na cobiça exacerbada do dinheiro fácil, o que acaba levando ao vício. Confiar na sorte não é o padrão bíblico para o servo de Deus: "Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus." Salmos 20:7. Os servos do Senhor confiam NO SENHOR! Elevo os meus olhos para os montes: De onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra." Salmos 121:1. Precisamos entender o propósito de Deus para as nossas vidas "Porque é Ele, o que dá força para adiquirires riqueza" (Dt 8:18). O jogo tira o homem da realidade e do alvo de Deus para sua vida, que é trabalhar confiando no Senhor, pois "a benção do Senhor enriquece e não acrescenta dores." (Pv 10:22). Trabalhando debaixo da benção, sendo um dizimista e ofertante fiel, a prosperidade virá sobre a nossa vida.

Lembre-se: o jogo é uma das mais flagrantes provas de desconfiaça na provisão de Deus!

MODA

Moda é a maneira de se vestir característica de cada época. Por exemplo, uma vestimenta não recomendável no passado pode ser totalmente normal hoje. No tempo de Jesus, era comum homens usarem vestidos, mas isso hoje é escandaloso. Mas isso não impede de vermos homens de vestidos em uma época futura. Em países árabes e nas Escócia, homens costumam usar vestidos e saias. Não podemos impor costumes conforme os da época da Bíblia, mas podemos guardar princípios. Por exemplo, a Bíblia exorta às mulheres a se vestirem decorosamente, com modéstia e sobriedade (I Tm 2:9). Aos homens, recomenda se portarem respeitosa e varonilmente, não defraldando ninguém.

O nosso bom senso nos alerta para as modas que não ficam bem para um servo do Senhor. Existem certas roupas que anulam o nosso testemunho, chamam mais a atenção para o corpo do que para o Senhor. Muitas pessoas atraem mais pelo que vestem do que pelo que são. Modas que defraldam e provocam o irmão não são sadias. Um discipulo saberá se vestir de forma bonita e elegante, sem quebrar princípios de boa conduta moral. Se houver dúvida, conte com seu discipulador ou pastor para orientá-lo.

Um discípulo de Jesus não é escravo de moda. Por isso, não se endivida para ter aquilo que não pode ter. Existem muitos jovens que deixam de investir em coisas mais proveitosa somente para atender aos apelos da moda. Se dobram a imposição marcas caras, de grifes famosas, que custam preços exorbitantes e injustos. A nossa maneira de vestir deve glorificar ao Senhor.

Um discípulo não é escravo. Usa a moda, mas jamais é usado por ela. A verdadeira beleza do crente é a interior. I Pedro 3:4-5 diz: "Não seja o adorno... o que é exterior... seja porém o homem interior unido ao incorruptível de um espírito manso e tranquilo que é de grande valor diante de Deus. Pois foi assim também que a si mesma se vestiram outrora as santas mulheres."

MÚSICA MUNDANA

Alertamos para que se tenha todo cuidado ao ouvir músicas não-evangélicas. A música fala aos sentimentos e envolve adoração a Deus ou ao diabo. É aí que se encontra o desafio de tomarmos posições firmes, para não sermos manipulados por satanás. As mais inocentes músicas, até mesmo infantis, podem esconder os chamados "Back word marking" isto é, mantras escritos de trás-para-frente com mensagens de adoração a satanás. Só o subconsciente decodifica. Imagine você e seus filhos debaixo desta carga diabólica. Esses Mantras podem ser encontrados em muitas músicas ouvidas no Brasil.

Os artistas declaram na TV que suas músicas são consagradas à entidades demoníacas a quem pedem sucesso. Boa parte das músicas de sucesso foram oferecidas a satanás. São gravadas à base de bebida, cocaína e maconha. Na maioria dos shows de rock, satanás é invocado e adorado por pessoas em êxtase. Os satanistas afirmam que o rock é a música do diabo. Chegam a dizer que não existe rock gospel: "Se é rock não é gospel e se é gospel não é rock", afirmou uma satanista. Deus pode levantar grupos de rock para glorificar o seu nome. Mas é preciso cuidado, o perigo está muito perto. Os pastores devem orientar os músicos quanto ao conteúdo, as letras, o testemunho e a comunhão com a igreja. Existem relatos de satanistas infiltrados em bandas gospel para disseminar sutilmente doutrinas satânicas. O mesmo vale para outros estilos populares de música.

A doutrina do diabo está escancarada nas músicas baianas, frevos, forrós, gaúchas, funks, rap, etc. Precisamos mais do que nunca usar o capacete da salvação para ficarmos livres dos ataques na mente.

Hoje existe uma quantidade imensa de CD's de adoração e louvor que podem inundar a nossa casa, carro, local de trabalho, enfim, a nossa vida, com a presença gloriosa do Senhor. Estamos em tempo de avivamento. Precisamos guardar os nossos ouvidos das imundícies do diabo. Nossa recomendação é santidade no uso de CD's, DVD's, MP3's e na escolha das estações de rádio que ouvimos.

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Fil 4:8)

"Todo ser que respira louve ao Senhor "(Sl 150:6)

"Louvarei ao Senhor durante a minha vida, cantarei louvores a meu Deus enquanto eu viver" (Sl 146:2)

NAMORO E NOIVADO

Obs.: O padrão aqui adotado segue o princípio bíblico, não os custumes da cultura ocidental. Por isso, se você encontrar colocações aparentemente polêmicas, receba-os como Palavra de Deus, mesmo que vá de encontro àquilo que você aprendeu. Lembre-se: "Aquele que está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo" (II Co 5:17)

NAMORO

A palavra "Namoro" não existe na Bíblia. Por isso tentaremos contextualizá-la para os nossos dias, dentro dos princípios de santidade e à luz da palavra de Deus. Assumir o amor por alguém nos tempos bíblicos, já significava um futuro casamento. Na maioria das vezes os casamentos eram planejados pelos cabeças das famílias sem a interferência do casal em questão, como foi no caso de Isaque e Rebeca. (Gn 24:4).

Quando duas pessoas da igreja sentem atração uma pela outra, deve primeiro orar para receber a confirmação do sentimento. O coração é enganoso, pode nos levar a decisões precipitadas. Em seguida, o sentimento deve ser revelado ao discipulador direto. É importante que ele acompanhe o relacionamento desde o início. O discipulador fará chegar ao conhecimento do discipulador da outra pessoa o assunto. Neste momento o discipulador da outra pessoa poderá informar que aquele irmão ou irmã já está interessado por outra pessoa. Isso irá evitar uma exposição desnecessária do interessado. Caso o discipulador seja o mesmo para os dois, o acompanhamento iniciará de imediato. Toda orientação será dada para que o relacionamento seja uma benção e não uma maldição.

As vezes uma boa amizade vale mais do que um péssimo namoro.

A benção dos pais é muito importante no namoro. Pode aconteer dos pais não concederem a benção por razões não justificáveis, tais como preconceito religioso, preconceito racial ou social e pré-julgamento. Neste caso a benção será ministrada pelo pastor. É importante a igreja participar e se alegrar com o relacionamento. Namoros secretos e isolados são um sinal de quebra de comunhão. As coisas de Deus sempre trazem paz e alegria para igreja.

Evite o relacionamento misto. A Bíblia é clara: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?" (2CO 6:14). Quem namora um não-crente deve saber que o que está fazendo é contrário à vontade de Deus.

Uma vez confirmado o relacionamento, ele deve ser formalizado. Apresenta-se o casal à Igreja, na Rede ou na Célula. Estes procedimentos são úteis para evitar irresponsabilidades com o sentimento alheio. "... assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: fiz isso por brincadeira." (Prv 26:19).

NOIVADO

O noivado é uma fase de preparação mais intensa para o casamento. Só deve noivar quem tem a confirmação plena de que o casamento é de Deus. Deve se evitar o fim do noivado. Melhor estar bem convicto antes de noivar.

Assim no noivado quanto no mamoro, deve se tomar cuidado com os contatos físicos. Abraços e beijos exagerados levam a defraudação, seguido de imoralidade e masturbação. "... aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo" I Co 6:18. O beijo é uma preparação para o ato sexual. Se há excitação e não complementação do ato, um sentimento de culpa e pecado é gerado. A queda nessa área trás vergonha um do outro. O pior, enfraquece a fé e desautoriza a pessoa a exercer ministério na igreja. O namoro permissivo leva a pessoa pouco a pouco a se sentir suja e inapta para obra. Muitos obreiros perderam o brilho de Deus por causa de relacionamentos sensuais. Nosso corpo é "templo do Espírito" (I Co 6:19), portanto devemos cuidar de vivermos de forma santa.

Com a proximidade do casamento, os noivos devem tomar cuidado para não caírem em tentação. Enquanto não houver a benção do pastor no altar, não existe casamento diante de Deus. De forma alguma os noivos devem ter relações sexuais antes do casamento. Isso abre brechas que dificilmente virão a ser reparadas. Lembre-se: VOCÊS AINDA NÃO SÃO CASADOS!!! Mesmo um casal que já vem de outro casamento, deve saber que são novas criaturas e, portanto, devem seguir os mesmos procedimentos de um solteiro.

O envolvimento dos noivos na igreja é uma grande benção! Geralmente todos se mobilizam em prol do casamento. Durante a preparação, os noivos devem receber discipulado sistemático com o pastor para receber instruções e orientações. Velhos relacionamentos devem ser esquecidos e deve se evitar aproximação com antigos "amores".

TELEVISÃO

A televisão pode ser uma benção ou uma maldição se não usada com cuidado. Todo cuidado é pouco, especialmente com as crianças. Devemos orientar bem nossas crianças e selecionar com rigor o que elas assistem. Violência, pornografia e a nova era ocupam de maneira abundante a maioria da programção. Quanto maior for a sua percepção de perigo, maior será a proteção sob sua família.

Os pais também devem evitar expor sua família a filmes de terror onde há claras invocações demoníacas. Alguns filmestem sido instrumentos usados pelo diabo para formar assassinos, maníacos, loucos e psicopatas. precisamos ser cuidadosos também com programas de auditório que expõe baixarias e assuntos que só degradam a família. Não é bom para o casal estar vendo filmes onde mulheres ou homens ficam expondo seus corpos semi-nús. Isso pode gerar em um e outro o sentimento de comparação e derrepente a mulher ou homem da tela representam muito mais do que o companheiro e companheira. Muitos tem sido seduzidos por estes programas e acabam desvalorizando o cônjuge.

Mas não é só de coisas negativas que vive a televisão, ela também pode oferecer boas opções como: programas evangélicos, informativos, culturais e de simples entretenimento, que sabendo ser bem aproveitados, trarão benefícios à família. Lembre-se, nunca permita que a televisão roube o tempo de comunhão da famíliacom Deus. Os verdadeiros discípulos do Senhor Jesus Cristo não gastam seu tempo em coisas banais como novelas e programas fúteis, pois sabem investir seu tempo na edificação pessoal.

Postagens mais visitadas deste blog

Mega Bazar!